FIXAÇAO PROLONGADA (tv, computador, etc) E SEU EFEITO SOBRE A SAÚDE

FIXAÇAO PROLONGADA (tv, computador, etc) E SEU EFITO SOBRE A SAÚDE

OS CINCO ESFORÇOS

FIXAÇÃO PROLONGADA E DEFICIÊNCIA DE SANGUE

                              Por:
                              John Scott, DOM
                              António Marcos, Ph.D.

    Muita da teoria da medicina oriental é originária dos princípios do taoísmo, que nos ensina a evitar extremos.  A teoria do Yin e do Yang diz-nos que o Yin e Yang criam-se mutuamente, mantendo a harmonia e o equilíbrio.  Quando Yin e Yang estão desequilibrados por longos períodos de tempo, isso leva-nos a adoecer. A maneira como vivemos e a forma como levamos as nossas actividades diárias afecta directamente este equilíbrio. Daí que seja extremamente importante manter o equilíbrio certo entre os períodos de actividade e esforço e os de descanso e alimentação.

    Segundo o Su Wen qualquer actividade excessiva na nossa vida diária irá danificar a saúde. O olhar prolongadamente para imagens ou objectos vai danificar o sangue, dormir demasiado vai danificar a energia, estar sentado prolongadamente vai danificar os músculos, estar prolongadamente de pé danifica os ossos e andar demasiado danifica os tendões. Estas condições são conhecidas como "danos dos cinco trabalhos".

    Neste artigo vamos focar o olhar prolongadamente.  Nos nossos modernos hábitos de vida temos numerosas oportunidades de olhar prolongadamente. As mais comuns são a televisão e o computador. Muitas pessoas exercem as suas actividades profissionais a trabalhar com computadores e permanecem durante varias horas em frente ao ecrã.  Muitas destas pessoas são mulheres que devido à sua natureza são mais susceptíveis à deficiência de sangue e desequilíbrios do sangue em geral. 

    Na medicina chinesa, o sangue é criado pela essência da comida e pela essência dos rins.  A sua função é circular nos vasos, nutrindo o corpo e promovendo a actividade dos tecidos e dos órgãos.

    A deficiência do sangue resulta em vários sintomas como:  palidez geral, lábios pálidos, tonturas, memória fraca, visão fraca ou marcas no campo visual, palpitações, adormecimento dos membros, olhos secos, perda de cabelo, espasmos nos músculos e tendões, pouca ou ausência de menstruação.  A língua será pálida e o pulso fino.                                                                   
    A Medicina oriental tem vários tratamentos que visam a produção de o sangue.  Os seguintes pontos de acupunctura são benéficos para promover a produção de sangue: B.17 (Geshu), E. 37 (Shangjuxu), E. 39 (Xiajuxu), BP. 6 (Sanyinjiao). Claro que há outros pontos que podem ser escolhidos conforme os sintomas particulares que são apresentados.

    Alimentos que promovem a produção de sangue incluem: mochi, amasaki, arroz, framboesa, pêra, raiz de lótus, feijão preto e azuki, porco, fígado, frango, abóbora, beterraba, figo, leite de coco e castanhas (Bob Flaws and Honora Wolfe, Prince Wen Hui's Cook, 1983).

   
FITOTERAPIA PARA A DEFICIÊNCIA DE SANGUE

Golden Flower Chinese Herbs tem numerosas fórmulas para nutrir ou promover o sangue:
HE SHOU WU TABLETS (Shou Wu Pian) É usada para tonificar o sangue do fígado e nutrir o rim e a Essência (Jing).
MING MU FORMULA (Ming Mu Di Huang Wan)  Esta fórmula é usada para nutrir o fígado, enriquecer o rim e melhorar a visão. Nutre o sangue e tem sido tradicionalmente usada para tratar problemas dos olhos.
TANG KUEI & SALVIA FORMULA (Jia Wei Si Wu Tang) Esta fórmula é a princuipal para tratar a deficiência de sangue crónica. Revigora (move) o sangue e, também, o produz.

Se existe uma deficiência de sangue resultante da fraca função digestiva use uma destas fórmulas:

GENERAL TONIC FORMULA (Shi Quan Da Bu Wan)  Esta fórmula também tonifica o Qi e o sangue. É recomendada para deficiência do sangue e sensação de frio.
GINSENG NOURISHING FORMULA (Ren Shen Yang Ying Wan)  Esta formula tonifica o Qi e o sangue. Estabiliza o coração e é recomendada para manifestações de ansiedade e descontrolo. É especialmente boa para a velhice e para pessoas com fadiga crónica, ansiosas, com falta de vitalidade  ou recuperando de uma cirurgia ou após uma doença prolongada.
TANG KUEI & PEONY FORMULA (Dang Gui Shao Yao Wan) Esta fórmula pode ser usada por longos períodos em casos de deficiência de sangue crónica com deficiência do Baço e humidade. É, também, excelente para a gravidez e recuperação pós-parto.
WOMEN’S PRECIOUS FORMULA (Ba Zhen Tang) Esta fórmula é um excelente tónico para produzir Qi e sangue. Ela, também, tonifica o Yin e a essência e fortalece o baço. Pode ser usada como tónico pós-parto.

Resumo

DEFICIÊNCIA DE SANGUE
Crónica, com estagnação de sangue - Tang Kuei and Salvia Crónica, com deficiência de Qi - Women's Precious
Com problemas dos olhos ou da visão - Ming Mu
Com deficiência do Fígado e do Rim - He Shou Wu
Com deficiência do Baço e humidade - Tang Kuei and Salvia
Com deficiência do Qi e arrepios - General Tonic
Com deficiência do Qi e agitação - Ginseng Nourishing
Na gravidez - Tang Kuei and Peony
No pós-parto - Tang Kuei and Peony e Women's Precious Formula

http://www.bpure.net/fitoterapia.html

MANDALA
Data do Artigo: 
Sexta, 25 Agosto, 2006
Sobre o autor

admin

Antonio Marcos, is a university teacher and writer on holistic health. He is founder, professor and president of Instituto Português de Naturologia and runs a group of clinics - Dr. Marcos Blood Diet Clinic - where is implemented his own holistic approach to Natural Medicine based on genetics and the healthiest diet that mimics the diet of our remote ancestors which print our DNA