Início → Dr. Marcos

O meu compromisso

A MOTIVAÇÃO DO SITE
A vida, essa dinâmica constante de interacção e sobrevivência, assume-se, desde a profundeza dos tempos, como tarefa árdua e complexa. Porém, nos humanos, como no resto da natureza, o essencial esteve sempre, parcialmente, assegurado. Sempre soubemos como nos alimentarmos para garantir a vida, embora nem sempre tivessemos esses recursos disponíveis.
Os tempos, hoje, são mais difíceis no que diz respeito ao primado da vida. Constatamos uma incompetência coletiva para prover àquilo que devia ser básico e elementar para a sobrevivência. Como sublinhavam os clássicos "primum vivere deinde philosophari", isto é, as locubrações intelectuais só são possíveis depois de garantida a sobrevivência. E é esta sobrevivência, elo básico da própria felicidade, que as pessoas, cada dia que passa, vêem fugir-lhe entre os dedos. Isto porque são poucos os que ainda mantêem o conhecimento ancestral (instinto) suficiente para saberem como se alimentarem, para poderem ser saudáveis e felizes.
Vidas, longas é certo, mas miseráveis, repletas de doenças e de sofrimento, estão, intrinsecamente, ligados a dois fatores decisivos: 1º A falta de alimento; 2ª A "alimentos" inadequados (impróprios, contaminados, "queimados"). E estes são os verdadeiros dramas do nosso tempo, que transformaram um mundo onde a espécie humana era bela e performante, numa espécie degenerada e carente de energia, onde a doença passou a ser a regra e a saúde a excepção.
A denominada "civilização", como nós a entendemos hoje foi, em nosso entender, a grande responsável por todo este dramático declínio. Os tempos actuais são particularmente cruéis na afirmação dessa degradação, em que milhares de autores, lançam, no interior da cabeça de todos nós, mais uma semente de confusão sobre o que é a alimentação humana, cada vez que fazem publicar mais um manual sobre "alimentação saudável". Uns transformam a alimentação numa moda, outros numa religião, outros ainda, numa choruda fonte de rendimentos. Como resultado temos que, são cada vez menos aqueles que sabem alimentar-se de acordo com os padrões dos nossos antepassados que, ao longo de centenas de milhares de anos, foram determinantes no que, agora, somos. As cidades constituem-se como centros de total perda das raízes ancestrais, de devaneio e loucura alimentar que, rapidamente, transforma seres belos e saudáveis em verdadeiros "zombies" asténicos, distressados e dequilibrados.
Mas existem, claramente, culpados!
Eles são todos aqueles que, sem saberem do que falam, acham que a alimentação é um mero exercício de criação mental, de opinião, de apressada ciência, de esperteza saloia, de realização de lucros e que, devido ao seu dolo ou à sua imprudência, só têm prejudicado a humanidade. Muitos destes responsáveis, com vista apenas à realização da satisfação da gula desmedida dos seus acionistas, mais não fazem do que "criar" alimentos altamente tóxicos e degenerativos a que cínica e hipocritamente chamam "de valor acrescentado". A história se encarregará de todos eles, mas os vivos, esses precisam de viver, aqui e agora e, de preferência vidas saudáveis e felizes.
A MINHA FILOSOFIA
A missão que motiva este site é uma e apenas uma, bem simples e entendível:

DESSIMINAR O LEGADO ANCESTRAL ALIMENTAR, BEM COMO HÁBITOS SAUDÁVEIS DE VIDA, ATRAVÉS DE UMA INFORMAÇÃO PRECISA, RIGOROSA E BASEADA NA CIÊNCIA, DE FORMA A QUE TODOS, SEM EXCEPÇÃO, POSSAM ACEDER, FACILMENTE, A PATAMARES DE SAÚDE, BEM-ESTAR E FELICIDADE QUE SÃO HUMANOS, POR DIREITO GENÉTICO PRÓPRIO

Pretendo, por isso, que o este site possa, sem dependência de sexo, raça, língua, religião, situação económica, condição social ou instrução, servir verdadeiramente todos aqueles que crêem que a nossa natureza é sermos fortes e saudáveis, que sabem que, o que potencialmente somos, depende daquilo que outrora fomos. Embora tecnologicamente hoje mais avançados, não somos necessariamente mais inteligentes do que eles foram. Pelo contrário, muito temos ainda que aprender. É este LEGADO ALIMENTAR que pretendemos transmitir às atuais e futuras gerações, não permitindo que caia nas brumas da memória. Todos deverão ter a oportunidade de melhor conhecer as razões da sua doença, os porquês do seu desalento e as opções que têm para regressar  à plenitude.
São fortes os pilares que alicerçam as nossas construções e opções apresentadas neste site: milhares de textos avidamente "devorados" e reflectidos, análise aprofundada de teorias que se vão sucedendo e, acima de tudo, experiência crítica de décadas de trabalho com dezenas de milhares de pacientes e os resultados com eles obtidos.
O MEU PARADIGMA CONCEPTUAL
O paradigma em que assento todas as minhas asserções alimentares é o genético e, apenas, recorrerei aos contributos epidemiológicos naquilo em que eles se mostrarem válidos e irrefutáveis. O que entendo por paradigma genético é, tão simplesmente, o conhecimento daquilo que, tendo alimentado os nossos antepassados ao longo de centenas de milhares de anos, marcou definitivamente o nosso ADN, como registo definitivo da nossa adequação ao meio. Essa adaptação ao meio é constante e permanente com a possibilidade de nos adaptarmos hoje a fontes alimentares naturais que possam ter sido desconhecidos dos nossos antepassados. É para nós, também, um dado adquirido que nenhuma das fontes alimentares humanas saudáveis se encontra nos alimentos industrializados pelo homem. "O homem fê-lo,  é melhor não comê-lo". Praticamente sem excepções, esta deve ser a nossa postura no caminho por uma saúde óptima e duradoura.
Gostaría que este site fosse uma fonte de inspiração e de informação útil para todos aqueles que desejam ser fortes e saudáveis, sem falsas crenças, ou religiões, sem manipulações ou pseudo-ciência e, sobretudo, sem dependência de interesses económicos ou quaisquer outros menos confessos que levem ao enviesamento do que de mais sagrado existe na nossa vida -  A NOSSA SAÚDE e, consequentemente,  A NOSSA ALIMENTAÇÃO.

Isto, aliado a um vasto conjunto de CONSELHOS VITAIS para a sua saúde, em que pretendo adequar velhos hábitos ancestrais ao modelo de vida actual, assim configurando para o nosso tempo a adequação genética que transportamos connosco, vertidos de forma criteriosa, verdadeira e despida de preconceitos, interesses ou ideologias.

Mas meus amigos, este é um SITE RESERVADO àqueles que desejam ter uma saúde óptima, que têm apetite pela vida, que querem sentir a vida correr-lhes intensamente pelas veias, que desejam ser fortes e saudáveis. Para todos os outros que apenas desejam sobreviver, devem buscar os conselhos nutricionais e de modo de vida noutras fontes que não esta.

Este é o meu compromisso para com os meus internautas, isto é, para todos aqueles que queiram ser mais fortes para poderem ser mais úteis, a si e aos seus semelhantes.

Declaração de interesses: no site, por vezes, faço referência a fórmulas naturais que recomendo, bem como as coloco mesmo, sob a denominação Dr. Marcos Signature Series. São produtos que, durante décadas, têm sido utilizados  em benefício dos meus pacientes e que, finalmente, decidi divulgar para benefício de todos. Nos mesmos é  colocada a minha chancela, assumindo a responsabilidade da qualidade única que lhes reconheço, sem fantasias, nem falsos marketings. Pela sua venda há, apenas, a compensação necessária para custear os elevados gastos inerentes à manutenção da equipa deste site e que, árduamente, muito contribui para que a informação chegue aos seus destinatários.

Compromisso