SOPA DE OSSOS

PROPRIEDADES

Certamente você já ouviu falar na sopa de ossos (Bone broth ou apenas Broth em inglês).

É muito provável que você já tenha provado um guisado tradicional do tipo daqueles que se faziam quando eu era criança. Pois um desses “guisados” especiais de então, fruto de um conhecimento ancestral, e especialmente preparado par pessoas mais débeis, doentes ou que tinham maiores exigências no seu trabalho manual, era exactamente o caldo ou SOPA DE OSSOS.

Este caldo simples e até “pobre”, é uma poderosa “arma” para regenerar o nosso intestino e para dar ao corpo nutrientes de que le carece. Tudo isso graças ao efeito protector do colagénio (pele, cabelo, unhas, artérias, veias, etc), e ao efeito regenerador da glutamina e de outros aminoácidos, como a glicina, bem como a sua riqueza em minerais e em condroitina. Ele vai promover o nosso sistema digestivo, combater a permeabilidade intestinal,recuperar e melhorar a sua capacidade de absorção e repor nutrientes para as funções vitais do organismo. Desta forma, são, também, todas as células e em particular as do nosso sistema imunitário que, também, dele vão beneficiar.

PREPARAÇÃO

Para preparar um caldo de ossos não precisa mais do que uma PANELA (Inox ou porcelana) e INGREDIENTES DA MELHOR QUALIDADE

INGREDIENTES:

- 2 ossos de vitela de pasto (cortados em pedaços)

- 1 carcaça de frango criado ao ar livre

- 3 talos de aipo

- 1 cebola

- 2 cenouras

- 3 dentes de alho

- 2 folhas de louro

- 1 colher de sopa de vinagre de maçã

- 1 pitada de sal grosso integral

- 2 litros de água sem cloro

DICAS IMPORTANTES

1 - Use o fogão em fogo baixo por 4-6 horas.

2 - Use apenas ossos de animais de pasto ou criados ao ar livre ou, na falta destes, de carne bio.

3 - As partes que contêm mais gelatina/colagéneo, são o joelho e as patas.

4 - Adicionar vegetais (de preferência biológicos): Eles são uma fonte de vitaminas, minerais e fibra e vão dar um sabor suave e agradável ao caldo.

5 -  Para extrair toda a gelatina, aminoácidos e minerais a partir dos ossos e colher os seus benefícios, adicione uma colher de sopa de vinagre de maçã no início da cozedura.

6 -  No final da primeira hora de cozedura, extrair, com uma escumadeira, as impurezas que vão surgir na superfície do caldo.

7 -  Armazene o caldo em frascos de vidro (não encher até cima, senão podem quebrar) e guarde-os no congelador para usar durante toda a semana, por si só, ou na preparação de outras sopas, enriquecendo-as. Também pode ser guardado em cubiteiras de borracha, usadas para fazer gelo, usando posteriormente o número de cubos que desejar.

COZINHAR

1 - Coloque numa panela (Inox ou de porcelana) os ossos e adicione os 2 litros de água e o vinagre de maça.

2 – Deixe cozinhar entre 4 a 6 horas, SEMPRE a temperaturas muito baixas, com tampa, de forma a que a água fervilhe muito ligeiramente (BORBULHE), mas NUNCA ferva muito forte.

3 - Nos últimos 40 minutos de cozedura, introduza  os vegetais e a pitada de sal grosso e deixe-os cozinhar também a fogo sempre lento.

4 - No final coar tudo, retirando os ossos e os vegetais.

Data do Artigo: 
Segunda, 8 Maio, 2017
Categoria: 
Sobre o autor

admin

Antonio Marcos, is a university teacher and writer on holistic health. He is founder, professor and president of Instituto Português de Naturologia and runs a group of clinics - Dr. Marcos Blood Diet Clinic - where is implemented his own holistic approach to Natural Medicine based on genetics and the healthiest diet that mimics the diet of our remote ancestors which print our DNA